Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenatoBatistadePaula.pdf9,33 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edna Cristina Muniz da-
dc.contributor.authorPaula, Renato Batista de-
dc.identifier.citationPAULA, Renato Batista de. Gêneros textuais: presença e abordagem nas atividades de produção de textos no livro didático. 2013. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Curso de Graduação em Letras, 2013.en
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é investigar como o livro didático do Ensino Fundamental “Português Linguagens – 6º ano”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, aborda a questão dos gêneros textuais nas atividades de produção de textos escritos, de modo a atender às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Constata-se que o conhecimento abordado sobre gêneros na referida obra se mostrou resumido e superficial. Verifica-se também que a proposta curricular para o ensino fundamental e o livro didático pouco ajudam os docentes no trabalho com gêneros textuais de forma efetiva e abrangente. Esse esforço acadêmico se baseia nas definições de Mikhail Baktin, Luiz Antônio Marcushi e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, ensino fundamental 2 - Língua Portuguesa. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe objective of this research is to investigate how the textbook of elementary school “Português Linguagens – 6º ano”, written by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, addresses the issue of textual genres in the production of written texts, in order to meet the recommendations of the National Curriculum Parameters activities. It appears that knowledge about genre discussed in such work proved brief and superficial. They also show that the proposed curriculum for elementary education and textbook do not help teachers work with textual genres effectively and broadly. This academic effort is based on the definitions of Mikhail Baktin, Luiz Antônio Marcushi and the guidelines of the National Curriculum Parameters, elementary school 2 - Portuguese.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordCurrículo escolaren
dc.titleGêneros textuais : presença e abordagem nas atividades de produção de textos no livro didáticoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-08-27T22:01:57Z-
dc.date.available2014-08-27T22:01:57Z-
dc.date.issued2014-08-27T22:01:57Z-
dc.date.submitted2013-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8226-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons