Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_BrunoXavierFábioSilva.pdf4,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto, construção e ensaios de um protótipo de transdutor de corrente do tipo bobina de Rogowski
Autor(es): Xavier, Bruno da Silva
Silva, Fábio dos Santos
Orientador(es): Freitas, Francisco Damasceno
Assunto: Bobina de Rogowski
Transdutor
Corrente elétrica
Fluxo magnético
Data de apresentação: 19-Dez-2006
Data de publicação: 8-Fev-2010
Referência: XAVIER, Bruno da Silva; FREITAS, Francisco Damasceno. 2006. 85 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A Bobina de Rogowski é um transdutor de corrente, semelhante a um transformador de corrente, porém não possui núcleo ferromagnético, cujo enrolamento primário é o próprio condutor ou barramento onde circula a corrente que se deseja medir. Possui um enrolamento secundário que é mantido em aberto, ou conectado a uma alta impedância. A partir do principio de funcionamento da Bobina de Rogowski, que é baseado na Lei de Faraday-Lenz, apresentou-se um modelo matemático, observando o acoplamento magnético entre seus enrolamentos, para se encontrar a relação entre a tensão no secundário e a corrente elétrica no primário. O principal objetivo deste trabalho é projetar, construir e ensaiar um protótipo da Bobina de Rogowski. Foram desenvolvidos métodos de ensaio com objetivo de aperfeiçoar a medição para baixas correntes. A cada etapa de desenvolvimento foram encontradas dificuldades nas formas de medição, todavia, os erros foram identificados e corrigidos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.12.TCC.822
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.