Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8209
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RicardoGoncalvesAraujoLima.pdf2,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo experimental e numérico do comportamento de uma turbina eólica em escala reduzida
Autor(es): Lima, Ricardo Gonçalves Araújo
Orientador(es): Brasil, Augusto César de Mendonça
Coorientador(es): Noleto, Luciano Gonçalves
Assunto: Aerogeradores
Turbinas - testes
Energia eólica
Aerodinâmica
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 22-Ago-2014
Referência: LIMA, Ricardo Gonçalves Araújo. Estudo experimental e numérico do comportamento de uma turbina eólica em escala reduzida. 2014. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A crescente demanda por novas fontes de energia tem proporcionado um aumento significativo, nos equipamentos que possibilitam a geração de energia. Partindo deste preceito verifica-se a necessidade de se conhecer o funcionamento de uma turbina eólica, sabendo que este equipamento é o principal responsável pela conversão da energia cinética dos ventos em energia mecânica e posteriormente em elétrica. O presente trabalha visa por meio de estudos experimentais e numéricos caracterizar o funcionamento de uma turbina eólica em escala reduzida. Tal feito será realizado por meio da variação e análise de algumas variáveis da turbina, sendo a quantidade de hélices, o ângulo que cada uma se dispõe e o perfil utilizado. Os dados experimentais serão coletados por meio de experimentos realizados no túnel de vento, e os dados numéricos por meio do Ansys-CFX. Por necessidade o trabalho abre um pouco sua área de atuação e também abrange a parte de instrumentação do túnel de vento. Por fim realizou-se os devidos experimentos e verificou-se um resultando satisfatório apenas para a análise dos perfis das pás, com um comparativo entre o meio experimental e numérico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons