Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariliaAmaral.pdf769,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Corpo e o Projeto Genoma Humano
Autor(es): Amaral, Marília
Orientador(es): Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
Assunto: Corpo humano
Projeto Genoma Humano
Ciência e tecnologia
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 21-Ago-2014
Referência: AMARAL, Marília. Corpo e o Projeto Genoma Humano. 2013. 91 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é discutir sobre o corpo humano e ciência e tecnologia. Para tanto, as repercussões do Projeto Genoma Humano no campo da genética e medicina no período de 2000-2010, no sentido da utilização de informações genéticas visando a intervir no corpo, são apresentadas. Esse estudo pretende compreender se e de que forma certos desenvolvimentos no âmbito da tecnociência têm contribuído para outras maneiras de vivenciar o corpo na contemporaneidade. O primeiro capítulo trata de como o corpo tem sido abordado nas Ciências Sociais, a partir da explanação do pensamento de alguns dos principais autores que dão contribuições à Sociologia do corpo. O segundo discorre sobre as repercussões do Projeto Genoma Humano de modo a fazer do corpo uma potencialidade para modificações. O terceiro discute sobre tais repercussões à luz de alguns conceitos, a saber, “virtualização do corpo”, “corpo-rascunho”, “ser-no-mundo” e “ciborgue”, passando ainda pelo debate natureza/cultura.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons