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https://bdm.unb.br/handle/10483/8198
Título: | Transporte ferroviário no desenvolvimento do Brasil : os corredores ferroviários bioceânicos |
Autor(es): | Santana Junior, Humberto |
Orientador(es): | Sato, Eiiti |
Assunto: | Ferrovias - história Transporte ferroviário de carga Desenvolvimento econômico Comércio internacional |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 21-Ago-2014 |
Referência: | SANTANA JUNIOR, Humberto. Transporte ferroviário no desenvolvimento do Brasil: os corredores ferroviários bioceânicos. 2013. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente artigo aborda a questão do sistema ferroviário brasileiro em uma perspectiva histórica, demonstrando suas principais características, assim como seus gargalos. Pretende-se com esse artigo demonstrar a importância das ferrovias para o desenvolvimento do Brasil e de que forma os corredores bioceânicos podem influenciar no comércio internacional. O trabalho conclui que, a partir de comparações com outros países, a construção de um sistema ferroviário eficiente para o país se torna fundamental para o desenvolvimento, podendo ser observados casos como o dos Estados Unidos que se não houvesse ferrovias na década de 1960, teriam um PIB entre 10% e 20% inferior, o que demonstra a eficácia do modal ferroviário. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper addresses the issue of the Brazilian railway system in a historical perspective, showing its main features, as well as its bottlenecks. The intention of this article is to demonstrate the importance of the railroads to the development of Brazil and how the bioceanic corridors can influence international trade.The paper concludes that, from comparisons with other countries, the construction of an efficient rail system for the country becomes fundamental for development, can be seen cases like the United States that if there weren´t railroads in the 1960s, would have a GDP between 10% and 20% lower, which demonstrates the effectiveness of the railroad. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XV Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Relações Internacionais - Especialização
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