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Título: A reação norte-americana ao programa Ciência sem Fronteiras
Autor(es): Viana, Guilherme Medeiros
Orientador(es): Platiau, Ana Flávia Barros
Assunto: Cooperação internacional
Programa Ciência sem Fronteiras
Estados Unidos - relações exteriores
Brasil - relações exteriores
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 21-Ago-2014
Referência: VIANA, Guilherme Medeiros. A reação norte-americana ao programa Ciência sem Fronteiras. 2014. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Como reagem os EUA, a maior potencia mundial científica, ao programa Ciência sem Fronteiras do Governo Brasileiro? O artigo busca avaliar a reação norte-americana ao programa brasileiro de mobilidade para ciências exatas, o Ciência sem Fronteiras (CsF). Para isto, buscou-se investigar o andamento das relações bilaterais Brasil-Estados Unidos, no que antecederam o lançamento do programa brasileiro e no que ocorreu após o seu lançamento. Ainda, o programa Csf foi apresentado, no que diz respeito a sua concepção e objetivos, operacionalização e números alcançados até o momento, com destaque a números referentes aos estudantes com destino aquele país. Foram identificados os principais atores envolvidos, entre eles, o Governo Norte-Americano, instituições internacionais parceiras do Governo Brasileiro, Consórcios Educacionais e Instituições de nível superior nos EUA interessadas no programa de mobilidade. Conclui-se que a reação do governo norte-americano e demais instituições foi rápida, positiva e prática, contribuindo para o sucesso do programa em números e parte de seus objetivos. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
How does the U.S.A., the largest scientific power, react to the Brazilian’s Government program Science without Borders? This article aims to evaluate the American reaction to the Brazilian mobility program for hard sciences, the Ciência sem Fronteiras. For this purpose, it was investigated how the bilateral relations among these two countries evolved, in what refers to its precedents and what took place after its announcement. Still, the program CsF was presented, in what refers to its conception, objectives, operationalization, numbers that have been reached, highlighting the numbers related to students with USA as their destiny. Added to that, main actors involved were identified, among them the United States Government, International institutions for the education that partnered with the Brazilian Government, higher education institutions in the U.S., considered interested in the mobility program. It was concluded that the American reaction based on its government actions and institutions was timely, positive and practical, contributing to the success of the program and, consequently, to its objectives in some extent.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XV Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2014.
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