Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8184
Título: | Reflexões do ensino de astronomia segundo os PCN e as orientações curriculares em Planaltina DF |
Autor(es): | Leonês, Adriano da Silva |
Orientador(es): | Brito, Paulo Eduardo de |
Coorientador(es): | Guimarães, Eliane Mendes |
Assunto: | Astronomia Ciências - estudo e ensino Ciências - material didático Currículo escolar Ensino fundamental |
Data de apresentação: | Jun-2011 |
Data de publicação: | 19-Ago-2014 |
Referência: | LEONÊS, Adriano da Silva. Reflexões do ensino de astronomia segundo os PCN e as orientações curriculares em Planaltina DF. 2011. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho teve por finalidade fazer uma reflexão e análise dos PCN’s e das Orientações Curriculares do DF com relação ao ensino de astronomia no ensino fundamental nas escolas de Planaltina-DF. Aplicou-se um questionário aos professores da rede pública de ensino, com o objetivo de analisar e verificar a formação acadêmica dos docentes, sobre a importância do ensino de astronomia e da utilização dos recursos didáticos tanto para o ensino, como para o aprendizado dos alunos. Realizou-se uma análise dos conteúdos que se recomenda trabalhar em astronomia, dando enfoque principal aos 3º e 4º ciclo do ensino fundamental. Este estudo mostrou um descompasso entre os PCN, o currículo da secretaria de educação do DF e também dos professores do ensino fundamental. Mostrou também que isso ocorreu muito em função do fator histórico na formação atual dos docentes, e que os recursos utilizados são úteis para o aprendizado, quando acessível. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2011. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons