Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DyanaHelenadeSouza.pdf362,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A – lou : cura do conviver : interface entre saúde mental e saúde coletiva, percepções que contribuem para um novo olhar sobre o sofrimento mental
Autor(es): Souza, Dyana Helena de
Orientador(es): Cardoso, Antônio José Costa
Assunto: Reforma psiquiátrica
Saúde mental
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 19-Ago-2014
Referência: SOUZA, Dyana Helena de. A – lou: cura do conviver: interface entre saúde mental e saúde coletiva, percepções que contribuem para um novo olhar sobre o sofrimento mental. 2013. 24 f. Monografia (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho a seguir apresenta o relato experiência de uma acadêmica da Universidade de Brasília do curso de Gestão em Saúde Coletiva, como Aluna Extensionista no CAPS II do Paranoá. Utilizou-se de diário de campo para registro das informações e dos relatórios finais entregues para apoiar na construção do relatório. Foi realizada pesquisa bibliográfica em língua portuguesa nas bases de dados BVS, SCIELO e LILACS. Após a apresentação um breve histórico da Reforma Psiquiátrica Brasileira, é discutida a importância dos espaços de convivência fora do serviço e da intersetorialidade como meios da clínica peripatética, bem como a necessidade de se desprender de valores que a sociedade construiu em torno da loucura estigmatizando pessoas que passam por esse sofrimento. Recomenda-se a continuidade da integração ensino-serviço e extensão; que atividades práticas sejam incorporadas desde o começo do curso de graduação; que a iniciativa de ―saída‖ do CAPS seja incorporada por outras atividades do serviço e para os profissionais do serviço, que passem por uma oficina de mediação de conflitos visando o fortalecimento das relações de trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2013.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons