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Título: Aspectos críticos na comunicação ambiental dos EIAs
Autor(es): Oliveira, Bernardo Nunes
Orientador(es): Almeida, Alexandre Nascimento de
Assunto: Comunicação e meio ambiente
Impacto ambiental - avaliação
Licenciamento ambiental
Data de apresentação: 1-Jul-2014
Data de publicação: 16-Ago-2014
Referência: OLIVEIRA, Bernardo Nunes. Aspectos críticos na comunicação ambiental dos EIAs. [2014]. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O EIA é um instrumento de negociação social e responsável pela comunicação ambiental. Um dos seus desafios é a transmissão de informação técnica e científica para um público amplo e heterogêneo. Este trabalho buscou estimar o grau de ocorrência dos erros de comunicação dos EIAs a partir da percepção de 74 analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O instrumental analítico aplicado contou com a análise de correspondência, gráfico boxplot e o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Os resultados indicaram que erros relacionados à estrutura dos EIAs são os mais comuns, seguido de problemas decorrentes da falta de entendimento da finalidade do estudo e, com menor grau de intensidade, destacaram-se deficiências no uso da língua portuguesa e abuso de jargões e termos técnicos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The EIS is an instrument of social negotiation and environmental communication. One of its challenges is the transmission of technical and scientific information to a wide and heterogeneous public. This study aimed to estimate the occurrence degree of communication errors at the EIS from the perception of 74 environmental analysts of Brazilian Institute of Environmental and Renewable Natural Resources (IBAMA). The analytical tools applied included the correspondence analysis, boxplot chart and Mann-Whitney nonparametric test. The results indicated that errors at the structure of the EIAs are the most common, followed by problems arising from the lack of understanding of the study purpose and, with lower intensity, were highlights deficiencies in the use of the Portuguese language and abuse of jargon and technical terms.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2014.
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