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Título: Avaliações infantis em terapia ocupacional : quais avaliações os terapeutas ocupacionais usam no Brasil?
Autor(es): Ribeiro, Lays Reis
Orientador(es): Pontes, Tatiana Barcelos
Assunto: Terapia ocupacional para crianças
Terapia ocupacional - instrumentos de avaliação
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 15-Ago-2014
Referência: RIBEIRO, Lays Reis. Avaliações infantis em terapia ocupacional: quais avaliações os terapeutas ocupacionais usam no Brasil? 2014. 26 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Introdução: Após o nascimento, o bebê se encontra vulnerável e condicionado aos cuidados da mãe e, quando criança dá início ao processo de independência perante a realização das suas atividades de vida diária, cabe ao terapeuta ocupacional verificar suas capacidades e demandas avaliando as diversas competências de desempenho ocupacional da criança com acometimentos, considerando os seus contextos de desempenho. Esse processo é executado por meio de instrumentos de avaliação, que tem por finalidade reconhecer e identificar as (in) capacidades presentes na criança. Objetivos: Realizar um levantamento sistemático sobre as avaliações infantis utilizadas atualmente por terapeutas ocupacionais no Brasil, identificando os objetivos e escopo destes instrumentos. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa de artigos nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, assim como no Banco Digital de Teses e Dissertações da CAPES no período de 2003 a 2013. Resultados: Foram encontrados 37 trabalhos que relatam avaliações infantis utilizadas por terapeutas ocupacionais e 17 avaliações. Desses trabalhos, quatro utilizaram avaliações não padronizadas. Cinco avaliações foram criadas no Brasil, estando uma delas em processo de validação. Conclusão: Os dados sugerem que a avaliação em terapia ocupacional com crianças vem sendo implementada por meio de instrumentos padronizados e não padronizados provenientes de diferentes áreas do conhecimento. Foi possível também verificar que algumas dessas avaliações, embora de desempenho, fazem associações com outros componentes como contextos sociais e atividades diárias. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction: After birth, the baby is vulnerable and conditioning the care of mother and as a child begins the process of independence before carrying out their activities of daily living, it is the occupational therapist verify its capabilities and demands evaluating the various skills occupational performance of children with onsets, considering their contexts of performance. This process is performed by means of assessment tools, which aims to recognize and identify (in) capabilities present in the child. Objectives: To conduct a systematic survey on children's ratings currently used by occupational therapists in Brazil, identifying the objectives and scope of these instruments. Methodology: an integrative review articles was performed in MEDLINE, LILACS and SciELO databases, as well as Digital Stock Theses and Dissertations CAPES in the period 2003-2013. Results: 37 studies reporting infant assessments used by therapists found occupational and 17 reviews. . These studies, four used non standardized assessments. Five reviews were created in Brazil, one of them in the validation process. Conclusion: The data suggest that the evaluation of occupational therapy with children is being implemented through standardized and non-standardized instruments from different areas of knowledge. It was also verified that some of these reviews, although performance, make associations with other components such as social contexts and daily activities.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2014.
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