Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8144
Título: | Uma nova proposta de recurso didático : a bobina de Tesla para uso em temas do eletromagnetismo |
Autor(es): | Barreto, Jéssica Rayane Alves |
Orientador(es): | Costa, Ismael Victor de Lucena |
Assunto: | Eletromagnetismo Física - estudo e ensino Bobina de Tesla |
Data de apresentação: | Jun-2014 |
Data de publicação: | 14-Ago-2014 |
Referência: | BARRETO, Jéssica Rayane Alves. Uma nova proposta de recurso didático: a bobina de Tesla para uso em temas do eletromagnetismo. 2014. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014. |
Resumo: | Pensando nas dificuldades encontradas por alunos do ensino médio na disciplina de Física, uma bobina de Tesla foi construída com o objetivo de ser utilizada como um recurso didático no auxílio dos assuntos do eletromagnetismo. O presente trabalho traz os materiais utilizados na construção da bobina e como proceder com a sua montagem. Quatro experimentos sobre eletromagnetismo foram elencados e a partir daí foi discutido como trabalhar com os experimentos usando a bobina. Considerando que o professor não deve tomar a postura de transmissor do conhecimento, mas construí-lo com os estudantes, entendeu-se a bobina de Tesla como um recurso didático inovador. Apesar de inovadora, não se pode concluir com essa pesquisa questões acerca a aprendizagem significativa. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons