Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoseaneFreitasFernandes.pdf350,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As atividades lúdicas no contexto das salas de recursos
Autor(es): Fernandes, Joseane Freitas
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Coorientador(es): Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Assunto: Educação inclusiva
Atividades lúdicas
Educação especial
Data de apresentação: Mai-2014
Data de publicação: 13-Ago-2014
Referência: FERNANDES, Joseane Freitas. As atividades lúdicas no contexto das salas de recursos. 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: As atividades lúdicas envolvem atividades que oportunizam a vivência da plenitude. Por isso, é uma ferramenta pedagógica que potencializa os processos de inclusão. Este trabalho investiga as potencialidades da ludicidade na educação inclusiva. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa que envolve uma abordagem interpretativa. Para a coleta de dados, aplicamos questionários a seis professores que trabalham em sala de recursos, com o objetivo de identificar suas percepções sobre o uso do lúdico no apoio pedagógico especializado. Os resultados mostraram que os professores utilizam diferentes atividades lúdicas na mediação, mas, ainda assim, associam os principais benefícios da ludicidade ao prazer e à motivação. Também foi verificado que o único professor que não utiliza atividades lúdicas em suas mediações é o professor que não tem formação especializada. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Recreating activities involves activities that nurture the experience of fullness. So, it is a pedagogical tool that optimizes the inclusion processes. This work investigates the potential of playfulness in inclusive education. Therefore, we performed a qualitative research that involves an interpretive approach. To collect data, we applied questionnaires to six teachers who works in the resource room, aiming on identifying their perceptions of the use of the ludic in specialized educational support. The results showed that teachers use different ludic activities on mediation but still associate the main benefits of playfulness to pleasure and motivation. It was also found that the only teacher who does not use play activities in their mediations is the teacher who has no specialized training.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons