Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/814
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_OlgaReginadaSilvaSant'Anna.pdf513,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre a tecnologia SDR e uma proposta inicial para o front-end de RF
Autor(es): Sant’Anna, Olga Regina da Silva
Orientador(es): Menezes, Leonardo Rodrigues Araújo Xavier de
Assunto: Software Defined Radio (SDR)
Radiofrequência
Rádio digital
Comunicações digitais
Data de apresentação: 29-Abr-2002
Data de publicação: 5-Fev-2010
Referência: SANT'ANNA, Olga Regina da Silva. Estudo sobre a tecnologia SDR e uma proposta inicial para o front-end de RF. 2002. 71 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: O SDR (Software Defined Radio) é uma tecnologia que surge como uma solução possível para a demanda, principalmente pela área de telefonia celular em sua evolução de sistemas 2G para 3G, por sistemas flexíveis e de banda larga. A discussão acerca do SDR e de sua concepção é muito recente, não havendo muita divulgação sobre o desenvolvimento desta tecnologia no Brasil. Portanto, um dos principais objetivos deste projeto é reunir algumas das informações existentes em uma única referência bem como analisar certos aspectos desta tecnologia a partir do estudo destas publicações. Este projeto também tem como objetivo mostrar as aplicações da tecnologia SDR bem como seu nível de desenvolvimento e as barreiras tecnológicas existentes para sua completa aplicação nos dias de hoje. Como a tecnologia Software Defined Radio é interdisciplinar, envolvendo em sua concepção conhecimentos profundos em RF (Rádio Frequência), processamento digital de sinais e desenvolvimento de softwares, o estudo acerca desta tecnologia foi dividido nestas três partes complementares. Neste projeto é proposta uma arquitetura de RF inicial para o front-end SDR.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2002.04.TCC.814
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.