Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8139
Título: | O ensino da gaita cromática em Brasília sob a perspectiva da aprendizagem musical informal |
Autor(es): | Maciel, Bruno Ramos |
Orientador(es): | Cordeiro, Alessandro Borges |
Assunto: | Instrumentos de sopro de metal Música - instrução e estudo Aprendizagem informal Prática de ensino - música |
Data de apresentação: | 9-Jul-2014 |
Data de publicação: | 13-Ago-2014 |
Referência: | MACIEL, Bruno Ramos. O ensino da gaita cromática em Brasília sob a perspectiva da aprendizagem musical informal. 2014. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de identificar e comparar os métodos de ensino da gaita cromática em Brasília sob a perspectiva da aprendizagem informal. Foi realizado um estudo de caso com os três professores do instrumento na cidade em três ambientes distintos. Um formato de aula particular e as duas escolas de música, EMB - Escola de Música de Brasília e a Escola de Choro Raphael Rabello. Foram realizadas entrevistas com os professores, observações das aulas, pesquisa bibliográfica e abordagens específicas como identificação de repertório, metodologia de ensino utilizada por cada professor em cada instituição, material didático e estrutura curricular de cada escola. Este trabalho tem a intenção de divulgar a gaita cromática que ainda é considerada um instrumento incomum e pouco explorado, visto que, materiais bibliográficos publicados relacionados a esse instrumento são praticamente inexistentes. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed to identify and compare the teaching methods of chromatic harmonica in Brasilia from the perspective of informal learning. A case study was conducted with three teachers of the instrument in the city in three different environments: tutoring; Brasilia’s School of Music (Escola de Música de Brasília – EMB); School classes and Raphael Rabello’s Choro School – both are considered to be among the most prominent music schools in the city. Therefore, we carried out interviews with teachers, observation of classes, bibliographic research, and specific approaches such as the identification of the repertoire, teaching methodology used by each institution, material used; and the curriculum of each school. We have found similarities and differences in the methods of each teacher and in the teaching program of each school, which pointed out some aspects that were relevant to the results of this research. This work naturally had the purpose to promote the chromatic harmonica, as it is still considered a little explored unusual instrument, and bibliographical material published on it is practically nonexistent. We also intended to verify whether and how informal learning processes permeate lessons of this instrument in the contexts that were analyzed. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes Departamento de Música, 2014. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons