Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HiandraPereiraDeSouza.pdf274,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do coordenador pedagógico como articulador e transformador da realidade educacional no Centro Interescolar de Línguas do Guará (CILG)
Autor(es): Souza, Hiandra Pereira de
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Coorientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Mudança social
Sociologia educacional
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: 18-Abr-2013
Data de publicação: 13-Ago-2014
Referência: SOUZA, Hiandra Pereira de. O papel do coordenador pedagógico como articulador e transformador da realidade educacional no Centro Interescolar de Línguas do Guará (CILG). 2013. 66 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho analisou o papel do coordenador pedagógico como agente de transformação da realidade escolar do Centro Interescolar de Línguas do Guará. Diante da constante mutação da sociedade, não se pode negar que a escola está inserida neste universo. A escola é um espaço de mudança, uma vez que é neste local que o professor se relaciona com a sociedade, por meio de seis alunos. Portanto, cabe ao coordenador pedagógico ser o mediador dessa transformação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso. Os dados foram coletados mediante entrevista, questionários e observação. A investigação ocorreu no Centro Interescolar de Línguas do Guará, uma escola pública do Distrito Federal. Participaram quinze profissionais, entre eles docentes, gestores e coordenador. Os resultados indicaram que os professores possuem bom relacionamento com o coordenador e confiam no seu trabalho. Porém, algumas ações precisam ser colocadas em prática para que se inicie a transformação. Nesse contexto, é preciso esclarecer para o grupo de docentes as reais atribuições do papel do coordenador pedagógico. Os dados revelaram, ainda, que o grupo precisa realizar o trabalho de forma coletiva. Em consequência, esta ação acontecerá aliada a realização de reuniões pedagógicas com o grupo e com a formação continuada. Um ponto de grande angústia e de difícil solução é a falta de estrutura física para realizar essas atividades. Por fim, para que haja qualquer mudança na realidade escolar é preciso que antes a coordenação e os professores mudem sua forma de pensar e agir.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons