Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Brito, Paulo Eduardo de | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Jéssica Caroline Dias | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Jéssica Caroline Dias. Estrelarium: permitindo o acesso de deficientes visuais à astronomia. 2014. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2014. | en |
dc.description.abstract | A proposta da inclusão escolar é promover educação para todos, fazendo uso de estratégias pedagógicas que vão auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem do estudante. Ensinar Astronomia a um aluno deficiente visual pode ser um desafio, pois essa temática é muito abstrata e seus elementos apresentam dimensões muito grandes, necessitando de recursos com dimensões reduzidas. Considerando ainda a falta de materiais adaptados para ensinar este conteúdo, este trabalho visa produzir um recurso didático tátil para mediar o ensino de Astronomia a deficientes visuais. Tem como objetivo identificar a percepção de deficientes visuais sobre a eficácia do recurso “Estrelarium”. O recurso foi apresentado para dois deficientes visuais de uma escola de Planaltina–DF. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise temática dialógica. Os resultados evidenciaram que o “Estrelarium” é um recurso eficaz em quatro dimensões, a saber: localização, nomeação, ordenação e historicidade, proporcionando interesse e facilidade na aprendizagem de Astronomia aos alunos deficientes visuais. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Astronomia | en |
dc.subject.keyword | Deficientes visuais - educação | en |
dc.subject.keyword | Material didático | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.title | Estrelarium : permitindo o acesso de deficientes visuais à astronomia | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-08-12T23:22:33Z | - |
dc.date.available | 2014-08-12T23:22:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-12T23:22:33Z | - |
dc.date.submitted | 2014-06-27 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8128 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.description.abstract1 | The proposed of scholar inclusion is to promote education for all, making use of pedagogical strategies which will assist the development and the student learning. Teaching Astronomy to visually impaired can be a challenge, because this theme is very abstract and its elements have big dimensions, requiring resources with reduced dimensions. Considering the absence of adapted materials to teach this content, this work aims to produce a tactile teaching resource to mediate the teaching astronomy to the visually impaired. Its aim is to identify the perception of the visually impaired about the effectiveness of the "Estrelarium" resource. The resource was presented to two visually impaired children that study in Planaltina-DF. For data analysis, the dialogical thematic analysis was used. The results showed that the "Estrelarium" is an effective resource in four dimensions, namely: location, naming, ordering and historicity, providing interest and ease in learning Astronomy by visually impaired students. | - |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|