Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AriadnadaSilvaAmador.pdf570 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre constelações criadas por alunos do ensino fundamental
Autor(es): Amador, Ariadna da Silva
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Coorientador(es): Brito, Paulo Eduardo de
Assunto: Astronomia
Ciências (Ensino fundamental)
Jogos educativos
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 12-Ago-2014
Referência: AMADOR, Ariadna da Silva. Um estudo sobre constelações criadas por alunos do ensino fundamental. 2014. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: O olho humano sempre enxergou padrões entre as estrelas. Esses padrões seriam as constelações, que são agrupamentos arbitrários de estrelas, que as várias civilizações e povos foram construindo ao longo da História. A presente pesquisa teve como objetivo conhecer as concepções que alunos do 6º ano do ensino fundamental constroem sobre constelações criadas por eles mesmos a partir do jogo Construindo Constelações. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa porque buscou conhecer concepções de constelações construídas por alunos. A pesquisa evidenciou que nem todos os alunos possuíam uma concepção de constelação como conjuntos arbitrários de estrelas; a maioria dos alunos entendem constelação como conjunto de estrelas, podendo ser dinâmica ou estática os demais alunos entendem constelação como céu ou como uma única estrela. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The human eye ever saw patterns among the stars. These standards would be the constellations, which are arbitrary groupings of stars, the various civilizations and peoples have been building throughout history. This research aimed to identify the concepts that students in the 6th grade of elementary school building on constellations created by them from the game Building Constellations. The methodology was qualitative approach sought to know why conceptions of constellations constructed by students. The research showed that not all students had a conception of the constellation as arbitrary sets of stars; most students understand how whole constellation of stars, which can be dynamic or static the other students understand constellation as heaven or as a single star.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons