Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_CeciliaFranciscoGlendaSalviano.pdf577,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização de enlace de microondas
Autor(es): Francisco, Cecília Magalhães
Salviano, Glenda Montijo
Orientador(es): Menezes, Leonardo Rodrigues Araújo Xavier de
Assunto: Ondas eletromagnéticas
Sistemas de comunicação de microondas
Sistemas de transmissão de dados
Data de apresentação: Abr-2002
Data de publicação: 5-Fev-2010
Referência: FRANCISCO, Cecília Magalhães; SALVIANO, Glenda Montijo. Caracterização de enlace de microondas. 2002. 42 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: O tráfego da RedUnB utiliza uma fibra óptica, com taxa de transmissão de 2 Mbps, e se conecta com a Rede Nacional de Pesquisa. Mas, o trafego aumentou muito devido ao aumento da demanda de computadores e da criação no curso de Engenharia de Redes de Comunicação, congestionando a rede. Levando em conta estes fatores, os professores Luiz Fernando Ramos Mollinaro e Leonardo R,A.X de Menezes idealizaram um enlace de rádio entre o ENE e a RNP.O enlace estava transmitindo, mas não na eficiência adequada. O objetivo do projeto foi o de caracterizar e otimizar a conexão já existente entre o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília e a Rede Nacional de Pesquisa RNP. O trabalho está dividido em cinco capítulos além desta parte introdutória. No segundo capítulo, são abordados conceitos teóricos que se relacionam direta ou indiretamente com os assuntos mais importantes do enlace analisado. São descritas ondas eletromagnéticas, coeficiente de reflexão, perda de retorno e VSWR. Além disso, é dado o conceito de um espectro de freqüência, um analisador de espectro e a tecnologia que serviu de base para a montagem e o funcionamento do enlace ENE-RNP. No capítulo 3, encontra-se as características iniciais do enlace. O conhecimento delas foi muito importante e serviu de base para um posterior análise. Assim, com algumas medidas dos cabos, conectores e acoplador descritas no capítulo 4 , a próxima etapa a ser realizada, o direcionamento do rádio, foi direcionada. Este foi feito com o uso do programa WaveMANAGER- AP. Assim, o enlace de microondas GAT- RNP foi caracterizado . Para um melhor entendimento, isto foi realizado em duas etapas, sendo a primeira a descrição das medidas de RF e a segunda o comportamento no tempo. Foram feitos, então, vários gráficos que demonstram a análise feita. A solução para o problema pode ser entendida no capítulo cinco e, no último, está a síntese dos resultados com suas devidas conclusões.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2002.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.