Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/811
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_CarolinaMachado.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de sistemas fotovoltaicos de pequeno porte
Autor(es): Machado, Carolina
Orientador(es): Oliveira, Marco Aurélio Gonçalves de
Assunto: Energia - fontes alternativas
Energia eólica
Energia solar
Sistema fotovoltaico
Data de apresentação: Abr-2002
Data de publicação: 5-Fev-2010
Referência: MACHADO, Carolina. Estudo de sistemas fotovoltaicos de pequeno porte. 2002. 110 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre as principais fontes de energia renováveis que estão em desenvolvimento e que vêm sendo utilizadas para geração de energia elétrica, principalmente no Brasil. São descritas três importantes fontes alternativas: a Energia Solar, a Energia Eólica e a Célula a Combustível. A energia solar e a energia eólica são fontes que vêm sendo estudadas há alguns anos, e que após a crise do petróleo ocorrida na década de 70, apresentaram crescimento significativo em sua utilização. Tais fontes estão sendo aplicadas em diversas localidades do Brasil, principalmente nas localidades onde a rede convencional de energia elétrica não supre o fornecimento de energia. A célula a combustível é uma tecnologia que ainda vem sendo desenvolvida e cujas aplicações ainda não estão sendo utilizadas em larga escala. São apresentados, também, os procedimentos necessários para o dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico de pequeno porte. Tais procedimentos foram utilizados para dimensionar o sistema instalado no prédio do SG 11 para o suprimento de energia elétrica de luminárias presentes em seu interior. Este sistema, uma doação do Ministério de Minas e Energia, através do Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios – PRODEEM – foi instalado para que se pudesse observar o comportamento dos diversos componentes que o integram e do seu desempenho geral, a fim de comprovar a metodologia de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos apresentada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2002.04.TCC.811
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.