Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8117
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MuriloNascimentoSalvianoGomes.pdf490,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Plano Haiti : a história de haitianos traficados ao Brasil
Autor(es): Gomes, Murilo Nascimento Salviano
Orientador(es): Paulino, Fernando Oliveira
Assunto: Documentário on-line (Cinema)
Tráfico de seres humanos
Imigrantes - haitianos
Jornalismo eletrônico
Data de apresentação: 13-Set-2013
Data de publicação: 12-Ago-2014
Referência: GOMES, Murilo Nascimento Salviano. Plano Haiti: a história de haitianos traficados ao Brasil. 2012. 39 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O webdocumentário "Plano Haiti - A história de haitianos traficados ao Brasil" é um projeto experimental na modalidade Produto de Comunicação referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. O escopo do webdocumentário (www.planohaiti.com) é abrir espaço de fala a haitianos que se sujeitam às mãos de coiotes (traficantes de migrantes) em busca de melhores condições de vida na América do Sul. Sem oportunidade de estudo e emprego no Haiti, eles cruzam ilegalmente as fronteiras do norte do Brasil para conseguir o visto de permanência e uma carteira de trabalho. Além de fome, más condições de alojamento e transporte, os haitianos ainda precisam enfrentar o preconceito de parte da população brasileira que enxerga com maus olhos tal imigração. Este trabalho, assim, tenta criar uma aproximação entre o cidadão brasileiro e o imigrante haitiano, por meio dos recursos audiovisuais e interativos de um webdocumentário. Ademais, este produto buscou ser um ensaio técnico à linguagem dos webdocumentários, gênero ainda pouco explorado pela imprensa brasileira. O trabalho contou com a colaboração de estudantes de jornalismo do Instituto Universitário de Tecnologia de Lannion, vinculado à Universidade de Rennes I, na França. A partir da realização do webdocumentário, pode-se concluir a eficiência social e jornalística do gênero.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons