Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8116
Título: | Conselho escolar e avaliação institucional : um desafio para as escolas contemporâneas |
Autor(es): | Castro, Sandra Regina Pereira de |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Assunto: | Avaliação educacional Avaliação institucional |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 12-Ago-2014 |
Referência: | CASTRO, Sandra Regina Pereira de. Conselho escolar e avaliação institucional: um desafio para as escolas contemporâneas. 2013. 40 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho retrata a importância do Conselho Escolar (órgão coletivo de decisões colegiadas) na perspectiva reflexiva da melhoria do processo educativo escolar, com ênfase na democratização e emancipação humana. Para tanto, o foco da pesquisa firmou-se na análise das problemáticas existentes, que foram fatores de impedimento para a formação e atuação do Conselho Escolar e se estes fragilizaram o processo de Avaliação Institucional em uma instituição de ensino fundamental no entorno sul do Distrito Federal. A investigação se deu por abordagem qualitativa/descritiva, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação, a análise documental e um questionário, com grau de aplicabilidade imediato e levantamento amostral, no próprio ambiente em que atuam seus atores. Foram feitas indagações acerca do grau de conhecimento e envolvimento dos indivíduos no processo de tomada de decisão, bem como a forma como eram utilizados os dados obtidos da Avaliação Institucional local, na construção de seu planejamento. Concluiu-se que a falta de conhecimento e formação de seus agentes, a falta de espaços de debate e o processo decisório unilateral e verticalizado da gestão escolar são fatores determinantes que inviabilizam a organização da comunidade frente à construção de propostas e solução de problemas com base na Avaliação Institucional. Como principais fontes de pesquisa foram utilizadas o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, as Diretrizes Curriculares Nacionais e autores como Sofia Lerche Vieira, Heloísa Lück, Moacir Gadotti e outros. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons