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Título: Mídia e educação : ensino às classes de correção da distorção idade-série
Autor(es): Gonçalves, Danielle Oliveira
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Oliveira, Dalva de
Assunto: Tecnologia na educação
Distorção idade-série (Educação)
Ensino - meios auxiliares
Data de apresentação: 18-Abr-2013
Data de publicação: 12-Ago-2014
Referência: GONÇALVES, Danielle Oliveira. Mídia e educação: ensino às classes de correção da distorção idade-série. 2013. 68 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo investiga o papel das mídias no aumento do interesse dos alunos das Classes de Correção da Distorção Idade-Série, na visão de alunos e professores destas turmas em um Centro de Ensino Fundamental na cidade de Samambaia, Distrito Federal. As referidas classes estão em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, a fim de oportunizar a aceleração dos estudos para alunos com atraso escolar. A pesquisa objetivou destacar as mídias que possam resgatar o interesse dos alunos pelos estudos e, consequentemente, promover o sucesso escolar. Participaram da pesquisa três Classes de Correção da Distorção Idade-Série, totalizando 108 alunos, com idades que variam de 14 a 17 anos, e seus respectivos professores. Por ser a comparação das mídias que despertam o interesse dos alunos com as que são utilizadas na prática docente o objetivo principal deste estudo, foi utilizada a abordagem quali-quantitativa com o uso de questionário como o meio mais adequado para a busca de dados. A pesquisa indica que, apesar da grande expectativa dos alunos em utilizar as mídias em sala de aula, a adoção efetiva destas depende da diminuição de diferenças entre a cultura escolar e a social, bem como diminuir as diferenças entre professores e alunos, no que tange a preferência na escolha e adoção de mídias em sala de aula. Mais do que a mera modificação curricular na formação dos profissionais da educação, o estudo sugere futuras pesquisas e projetos que integrem a cultura social e a cultura escolar, para ampliar as possibilidades formativas oferecidas pelas diferentes mídias. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigates the media role in the interest increase of the Age/Grade Distortion Correction Classes students, in the view of students and teachers of those classes in a high school in the city of Samambaia, Federal District. The referred classes keep with the National Educational Bases and Guidelines Law, in order to provide the studies acceleration to school delayed students. The research aimed underline the Medias that can redeem the students’ interest in studying and, as a consequence, promote success at school. Three Age/Grade Distortion Correction Classes participated of the research, being 108 students (ages 14 – 17), and their respective teachers. As the comparison of the medias that call the attention of the students with those used by the teachers is the main objective of this study, it was used the qualitative quantitative approach with the use of questionnaire as the most suitable way to data collection. The research points that, despite the students great expectation in using the Medias in the classroom, their effective adoption depends upon the differences decrease between the social and scholar culture, as well as decrease the differences between teachers and students, regarding the preference in the choice and adoption Medias in the classroom. More than the pure curriculum change in training education professionals, the study suggests future researches and projects that integrate the social and the scholar culture, to expand the formative possibilities offered by the different Medias.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
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