Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8081
Título: | Os lantanídeos e o ensino médio : uma proposta |
Autor(es): | Cabral, Wanessa Felix |
Orientador(es): | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
Coorientador(es): | Camargo, Maryene Alves |
Assunto: | Lantanídeos Fluorescência Química - estudo e ensino Física - estudo e ensino Biologia - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 4-Jul-2014 |
Data de publicação: | 7-Ago-2014 |
Referência: | CABRAL, Wanessa Felix. Os lantanídeos e o ensino médio: uma proposta. 2014. iv, 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A abordagem do desenvolvimento de novas tecnologias e a divulgação de temas científicos devem ser abordados em sala de aula. O interesse dos alunos pela ciência pode ser despertado pelo uso de temas do cotidiano e com experimentos que unam o conhecimento da ciência, seu caráter transitório e mutável. Os lantanídeos têm ganhado espaço no meio científico, apresentando diversas aplicações como em LEDS, lâmpadas fluorescentes, catalisadores industriais, agentes diagnósticos, sondas moleculares, catalisadores, dentre outras. São conhecidos também como terras raras, nome dado de forma equívoca, pois esses, apresentam abundância relativamente alta quando comparado a outros metais. As terras raras compreendem os 15 elementos da série a partir do Lantânio, número atômico 57 ao 71 (Lutécio). Esses elementos não recebem grande enfoque tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior, sendo apenas citados, apesar da sua relevância no meio científico e de suas inúmeras aplicações. Com o intuito de promover uma nova abordagem dos Lantanídeos no Ensino Médio, de maneira a estimular o pensamento científico, o principal objetivo deste trabalho foi produzir um material didático auxiliar para professores da educação básica. Esse material foi criado como uma proposta alternativa de trabalhar as propriedades dos lantanídeos e a fluorescência apresentada por alguns elementos da série, por meio de um vídeo que poderá ser abordado de modo interdisciplinar com a Física e a Biologia. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2014. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons