Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8079
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LarineAraujoPires_Apresentacao.pdf369,18 kBAdobe PDFver/abrir
2013_LarineAraujoPires.pdf529,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O projeto “Ensino de Química a Alunos com Deficiência Visual” da UnB : 8 anos depois
Autor(es): Pires, Larine Araujo
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Coorientador(es): Raposo, Patrícia Neves
Assunto: Deficientes visuais - educação
Química - estudo e ensino
Subjetividade - educação
Acessibilidade
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 7-Ago-2014
Referência: PIRES, Larine Araujo. O projeto “Ensino de Química a Alunos com Deficiência Visual” da UnB: 8 anos depois. 2013. vi, 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento do projeto “Desenvolvimento de Estratégias para o Ensino de Química a Alunos com Deficiência Visual” da UnB, entre os anos de 2005 a 2008, a partir da percepção dos participantes com deficiência visual. O referencial teórico baseia-se nos PCN (2002), OCEM (2006), nos estudos desenvolvidos por Raposo e Mól (2010, 2011) sobre ensino de Química a alunos com deficiência visual e na teoria da subjetividade de González Rey (1999, 2005). Utilizamos a pesquisa qualitativa com enfoque construtivo interpretativo e os instrumentos: entrevistas, grupos de discussão e análise documental. Concluímos com este trabalho que as estratégias metodológicas e os recursos adaptados para o projeto atenderam o objetivo de gerar acessibilidade aos conteúdos da Química. Porém, o projeto não se caracterizou por um conjunto de métodos especializados, mas de um grupo articulado de sujeitos aprendentes motivados pelo desejo de construir uma nova concepção para o ensino de Química a alunos com deficiência visual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons