Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8079
Título: | O projeto “Ensino de Química a Alunos com Deficiência Visual” da UnB : 8 anos depois |
Autor(es): | Pires, Larine Araujo |
Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Coorientador(es): | Raposo, Patrícia Neves |
Assunto: | Deficientes visuais - educação Química - estudo e ensino Subjetividade - educação Acessibilidade |
Data de apresentação: | 24-Jul-2013 |
Data de publicação: | 7-Ago-2014 |
Referência: | PIRES, Larine Araujo. O projeto “Ensino de Química a Alunos com Deficiência Visual” da UnB: 8 anos depois. 2013. vi, 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento do projeto “Desenvolvimento de Estratégias para o Ensino de Química a Alunos com Deficiência Visual” da UnB, entre os anos de 2005 a 2008, a partir da percepção dos participantes com deficiência visual. O referencial teórico baseia-se nos PCN (2002), OCEM (2006), nos estudos desenvolvidos por Raposo e Mól (2010, 2011) sobre ensino de Química a alunos com deficiência visual e na teoria da subjetividade de González Rey (1999, 2005). Utilizamos a pesquisa qualitativa com enfoque construtivo interpretativo e os instrumentos: entrevistas, grupos de discussão e análise documental. Concluímos com este trabalho que as estratégias metodológicas e os recursos adaptados para o projeto atenderam o objetivo de gerar acessibilidade aos conteúdos da Química. Porém, o projeto não se caracterizou por um conjunto de métodos especializados, mas de um grupo articulado de sujeitos aprendentes motivados pelo desejo de construir uma nova concepção para o ensino de Química a alunos com deficiência visual. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons