Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8076
Título: | A coordenação pedagógica no contexto da realidade escolar : desafios do coordenador pedagógico em Santo Antônio do Descoberto GO |
Autor(es): | Sá, Rose Mary Dantas Barbosa de |
Orientador(es): | Fávero Sobrinho, Antônio |
Coorientador(es): | Dantas, Marcos Alberto |
Assunto: | Coordenação pedagógica Educação de crianças |
Data de apresentação: | 18-Abr-2013 |
Data de publicação: | 7-Ago-2014 |
Referência: | SÁ, Rose Mary Dantas Barbosa de. A coordenação pedagógica no contexto da realidade escolar: desafios do coordenador pedagógico em Santo Antônio do Descoberto GO. 2013. 37 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre os desafios encontrados pelos coordenadores pedagógicos atuantes nas instituições de educação infantil do município de Santo Antônio do Descoberto, assim como observa as treze instituições pesquisadas e o modo de ingresso e atuação desses profissionais nas instituições,que no município são nomeadas CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil). Adotou-se o método da pesquisa qualitativa e a aplicação de questionário e entrevista com os coordenadores pedagógicos das unidades de educação infantil. Verificou-se que a maioria dos coordenadores pesquisados ingressou no município via concurso público para professor, alguns estão no cargo por indicação política e outros por concurso público específico para a função de coordenador pedagógico. Essas duas realidades desafiam os coordenadores que ao chegarem as CMEIs encontram diferentes manifestações de resistência por parte da direção e em alguns casos por parte dos docentes, que nem sempre reconhecem esse profissional como um articulador do trabalho realizado nessas instituições. As mudanças na Lei vigente exigem desses profissionais um novo olhar sobre essa modalidade de ensino e estabelecem normas e diretrizes para a efetivação do processo educacional. Nesse sentido o trabalho investigou a atuação desses profissionais em seu campo de trabalho. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons