Resumo: | No início do ano 2011 a população brasileira se surpreendeu com uma proposta do Ministério da Educação de inserir nas escolas um material que ficou conhecido como “kit anti-homofobia” com a finalidade de ensinar as crianças e os jovens a respeitar a diversidade sexual. Após muito debate, fica a questão: É só isso que basta? Inserir um novo tema no currículo e fornecer materiais é o suficiente para acabar com o preconceito e o bullying nas escolas? A discussão sobre a questão da homofobia é mais recente, mas há dez anos a Lei nº 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08 que regulamenta a importância dos estudos sobre a Cultura Afro-Brasileira e Indígena, impôs às escolas que inserissem esses assuntos em seus currículos com o intuito de minimizar o racismo entre os alunos. A intenção deste trabalho é fazer uma avaliação da eficiência dessas medidas de inserção de temas relacionados à diversidade no currículo escolar. Embora muitos dados desse estudo possam ser relacionados às questões de homofobia e discriminação contra deficientes, obesos, índios, entre outros, a ênfase desse trabalho é o preconceito contra negros. A metodologia utilizada foi uma observação feita em duas escolas – uma pública e uma particular – e uma entrevista estruturada a diversos membros da comunidade escolar, ambas antecedidas por uma pesquisa bibliográfica sobre o currículo e a questão racial ao longo da história. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT At the beginning of the year 2011, Brazilian people were surprised by a proposition from the Ministry of Education of inserting a material acknowledged by “anti-homophobe kit” in schools, in order to teach children and teenagers how to respect sexual diversity. After a lot of debate, one question remains: Is that all it takes? Is it enough to end prejudice and bullying in the schools just insert a new topic in the curriculum and provide materials? The discussion about the homophobia issue is more recent, but a few years ago a Law number 10.639/03, altered later by the Law number 11.645/08, which regulates the importance of the studies about Native and Afro-Brazilian culture, imposed to schools the insertion of this topics in their curriculums with the objective to reduce the racism among students. The purpose of this paper is to evaluate the efficiency of these measures regarding the addition of diversity related themes into the school’s curriculum. Although many data from this study might relate to issues regarding homophobia and discrimination against people with disabilities, overweight, Native Americans, among others, the emphasis of this paper is the prejudice against black people. The methodology used was an observation in two schools – one public and one private – and a structured interview to varied members of the school community, both preceded by a bibliographical research about curriculum and the race cause throughout History. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |