Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/806
Título: | Implementação de um módulo de ambiente virtual para aplicação em educação à distância |
Autor(es): | Garcia, Fabrisia Almeida Assad, Luise Xavier |
Orientador(es): | Sousa Júnior, Rafael Timóteo de |
Assunto: | Educação à distância Realidade virtual na educação Linguagem VRML |
Data de apresentação: | Ago-2002 |
Data de publicação: | 4-Fev-2010 |
Referência: | GARCIA, Fabrisia Almeida; ASSAD, Luise Xavier. Implementação de um módulo de ambiente virtual para aplicação em educação à distância. 75 f. 2002. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002. |
Resumo: | Hoje em dia, com o surgimento de tecnologias interativas sofisticadas, a aplicação da realidade virtual se tornou mais tangível. A utilização dessa nova ferramenta trouxe uma grande agilidade para as formas de ensino à distância conhecidas hoje. A realidade virtual como uma nova forma de comunicação e expressão se adaptou perfeitamente na filosofia da educação à distância. O uso desse instrumento é uma idéia bastante recente, no entanto o interesse nesta área está aumentando rapidamente. Um crescente número de professores já está adotando este novo meio e a cada dia novos projetos nessa área são desenvolvidos no mundo todo. O trabalho descrito nesta dissertação teve como foco principal a utilização da realidade virtual como uma ferramenta facilitadora do ensino à distância. Foi desenvolvido o laboratório do curso de Redes de Comunicação da Universidade de Brasília em VRML e criado uma biblioteca onde se pode acessar diversas teses de projetos na área de Engenharia de Redes de Comunicação, além de ter sido criado um acesso ao projeto final de graduação do Campus Virtual. |
Abstract: | Nowadays, with the sprouting of sophisticated interactive technologies, the application of virtual reality has became more tangible. The use of this new tool has brought a great agility for the known forms of long-distance education. Virtual reality as a new form of communication and expression has adapted perfectly to the philosophy of this kind of education. The use of this instrument is a very recent idea; however the interest in this area is increasing very fast. A rising number of professors are already adopting this new method and new projects are developed in this area on a daily basis. The work described in this thesis has its main focus in the use of virtual reality as a tool that facilitates long-distance education. It was developed a virtual laboratory of the Network Communication Engineering course of the University of Brasilia using VRML as a modeling language. In addition, we create a library where you can have access to a number of theses of projects in the area of Network Communication, besides having been created a link to the Virtual Campus project. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2002. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2002.08.TCC.806 |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Redes de Comunicação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.