Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8065
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JosieneLaurentinoGomes.pdf474,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A estética das virtudes : a relação entre beleza e virtude na obra A Cidade das Damas de Christine de Pizan
Autor(es): Gomes, Josiene Laurentino
Orientador(es): Wuensch, Ana Miriam
Assunto: Virtude
Arte - filosofia
Pizan, Christine de, 1363-1430
Estética
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 6-Ago-2014
Referência: GOMES, Josiene Laurentino. A estética das virtudes: a relação entre beleza e virtude na obra A Cidade das Damas de Christine de Pizan. 2014. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido como uma possibilidade de leitura hermenêutica e filosófica da obra literária da escritora medieval italiana Christine de Pizan precisamente em seu livro A Cidade das Damas.A chave de leitura desenvolvida é uma forma de demonstrar que os conceitos utilizados pela escritora medieval ao longo dos três livros que compõem a obra, como beleza e virtude, são oriundos das noções clássicas desenvolvidas por Platão e Aristóteles, e que portando devem ser entendidos e compreendidos à luz do pensamento clássico grego e da forma que os medievalistas o assimilaram e o compreenderam assim como a noção construída por Pizan entendida como a Estética das Virtudes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2014.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons