Resumo: | O presente trabalho pretende ser uma análise introdutória das recentes abordagens darwinianas da religião. Dentro dessa perspectiva, define-se religião como a junção de duas habilidades psicológicas: (i) a crença em agentes sobrenaturais e (ii) a tendência de realizar rituais para contatar tais agentes. Por ser um universal humano legítimo a crença religiosa revela-se um quebra-cabeça evolucionista não resolvido. Por um lado, características universais de uma espécie clamam por uma explicação darwinista. Por outro lado, a evolução por seleção natural elimina todo traço custoso que não aumenta a aptidão diferencial do seu portador – como parece, pelo menos num primeiro exame, ser o caso da fé no sobrenatural. Esse dilema levou autores como Boyer e Bloom a concluírem que a religiosidade não passa de um subproduto de outras capacidades verdadeiramente selecionadas. Todavia, à parte o valor adaptativo duvidoso, a religião apresenta várias marcas de uma adaptação por seleção natural. Para exemplificar: ela é universal, antiga, custosa e adaptativamente complexa. Neste texto se investiga duas hipóteses darwinianas distintas para, o mencionado dilema, do valor adaptativo da religião. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work aims to be an introductory analysis of recent Darwinian approaches to religion. This perspective defines religion as the joint of two psychological skills: (i) the belief in supernatural agents and (ii) tendency to perform rituals to contact such agents. Religion is a legitimate human universal and an evolutionary puzzle. On one hand, universal features of a species claims for a Darwinian explanation. On the other hand, evolution by natural selection eliminates any costly trait that does not increase the differential fitness of its bearer - as it seems, at least at first glance, to be the case of faith in the supernatural. This dilemma has led authors such as Boyer and Bloom to conclude that religion is merely a byproduct of other truly selected traits. However, apart from its dubious adaptive value, religion has several brands of adaptation by natural selection, as the following: it is universal, ancient, costly and adaptively complex. This paper investigates two distinct Darwinian hypotheses for the adaptive value of religion. |