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dc.contributor.advisorNascimento, Wanderson Flor do-
dc.contributor.authorAlmeida, David Wilkerson Silva-
dc.identifier.citationALMEIDA, David Wilkerson Silva. A eticidade do heterocídio. 2014. 37 f. Monografia (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2014.en
dc.description.abstractO percurso teórico inicia-se com a crítica do universalismo ético enquanto generalização indevida de princípios locais usados em cada teoria ética impropriamente como universais. Opera-se o desenvolvimento de uma ontologia crítica em que o valor do ser é problematizado e assumido como negativo. Daí se deriva uma antropologia negativa que vê no ser humano a incapacidade estrutural para a prática da ação ética plena de primeira ordem. Reconfigura-se, então, a paisagem do pensamento sobre as várias eticidades situando-as todas enquanto éticas de primeira ordem por derivarem de princípios. A ontologia e antropologia de fundo oferecem um campo para a reflexão das eticidades em que sua descrição precisa ser reelaborada. Isto é, até aqui não se introduz nenhuma normatividade, apenas a descrição do quadro ético resultante destes pressupostos. Então, derivam-se consequências não visualizadas por estas éticas, mas presentes nelas e em suas interrelações. Em consonância com a inabilitação moral e a conseqüente corrosão da prática ético-primária procede-se à redução do escopo de aplicação da alteridade. Ela passa a ser uma característica relacional, apenas atribuída pelo eu a quem apresente contiguidade suficiente no compartilhar de seus valores-base. Dentro desse quadro, a ação ético-primária só é possível dentro da comunidade de semelhança do eu que age. Nesse momento define-se ação expansiva e seu caráter amoral. As pretensões de princípios universais caem no vazio, e a relação intercomunitária se revela alheia à ponderação ético-primária. Só então se introduz a normatividade que prescreve um modo de relação entre as comunidades: a ética intercomunal. Esta é a única ética de segunda ordem por elaborar sua uninormatividade (possui uma única norma) de uma propriedade derivada dos princípios intracomunitários e não deles mesmos, além de se utilizar do conflito intercomunitário para chegar à norma: a obrigatoriedade da realização da equivalência entre ação expansiva e reação heterocídica, ou seja, o heterocídio como dever moral de segunda ordem. No entanto, a ética intercomunal só pode ser assumida enquanto complemento de uma ética de primeira ordem, sozinha ela não possui todos instrumentos para se instaurar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordÉticaen
dc.subject.keywordValores sociaisen
dc.subject.keywordHomicídioen
dc.titleA eticidade do heterocídioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-08-06T22:44:23Z-
dc.date.available2014-08-06T22:44:23Z-
dc.date.issued2014-08-06T22:44:23Z-
dc.date.submitted2014-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8063-
dc.language.isoPortuguêsen
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