Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8058
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SandraTetaniaTelesDeMenezesPereiraDeCarvalho.pdf732,94 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Rita Silvana Santana dos-
dc.contributor.authorCarvalho, Sandra Tetânia Teles de Menezes Pereira de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Sandra Tetânia Teles de Menezes Pereira de. O letramento no currículo da educação básica. 2013. 43 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Centro Educacional 02 de Sobradinho, instituição mantida pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com o intuito de identificar como está implementado o currículo em vigor na rede pública; aferir o conhecimento que o professor tem sobre letramento, e verificar se o currículo com o enfoque no letramento está sendo aplicado. Os dados foram coletados por meio de um questionário, do qual se obteve um quadro que reflete o conhecimento que o professor tem sobre o currículo e a concepção de letramento presente nele e, como o aluno o reconhece em sala de aula. Para verificar a implementação do currículo e o conhecimento do professor sobre letramento, optou-se por focalizar os pressupostos presentes no currículo de Língua Portuguesa das Séries Finais do Ensino Fundamental, visto que as questões sobre letramento perpassam todas as disciplinas. Verificou-se que não basta conhecer o currículo, mas é preciso que seu estudo seja sistemático em coordenação pedagógica para que seu uso seja efetivado.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCurrículo escolaren
dc.subject.keywordLíngua portuguesa (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.titleO letramento no currículo da educação básicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-08-06T02:00:34Z-
dc.date.available2014-08-06T02:00:34Z-
dc.date.issued2014-08-06T02:00:34Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8058-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoReis, Liceros Alves dos-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons