Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar causas e conseqüências da indisciplina na escola com a finalidade de promover formas didático-pedagógicas no sentido de melhorar a compreensão da formação básica dos alunos no processo de aprendizagem.Para realizar este estudo e atingir o objetivo geral estabeleci objetivos específicos como promover formas didático-pedagógicas para melhorar o enfrentamento da (in) disciplina em nossas escolas e integrar a participação da escola, professores, alunos e família.Para tanto,contei com a colaboração de dez professores do Centro de Ensino Fundamental 14 de Taguatinga, uma escola situada na zona urbana de Taguatinga, foi inaugurada em 5de agosto de 1993. Funciona nos turnos matutino e vespertino, oferecendo o nível de ensino dos anos finais do ensino fundamental. É uma escola inclusiva e atende em média 1080 alunos na faixa etária de 10 a 17 anos, com alunos inclusivos de até 23 anos de idade.Nossos alunos residem, em sua minoria, em Taguatinga, contamos com alunos do entorno, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo que são distribuídos em 30 turmas nos turnos matutino e vespertino.A proposta de desenvolver este estudo nasceu da observação de como a falta de disciplina atrapalha o aprendizado efetivo de nossos alunos e desmotiva o professor na realização do seu trabalho diário, também para buscar possíveis soluções didático-pedagógicas na busca de um ensino de qualidade.A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza descritiva e qualitativa e adotado como procedimento a pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através do instrumento questionário. Os resultados encontrados e descritos a seguir, visam colaborar com o melhor entendimento dos jovens contemporâneos e a sua relação com a escola, melhorar a aprendizagem no ensino fundamental anos finais e a relação escola – aluno – família: a) o foco da indisciplina não se encontra apenas nos alunos, há necessidade de melhorar o planejamento das aulas pelo professor e a participação efetiva dos pais na vida escolar de seus filhos;b) os aspectos sociais, a globalização das informações e o avanço tecnológico são fatores que influenciam o comportamento do jovem contemporâneo;c) os jovens possuem um perfil diferente, têm seus interesses em assuntos que muito diferem do currículo escolar, causando assim a indisciplina;d) a falta de valorização do professor, de aprendizagem do aluno e de rendimento escolar, também são fatores que geram indisciplina na sala de aula; e) a disciplina em sala de aula pode melhorar à medida que o respeito mútuo entre professor – aluno seja praticado, como também a construção coletiva de regras de convivência;f) o apoio dos gestores, um trabalho realizado em equipe e fortalecido pela atuação efetiva da coordenação, também colaboram com a disciplina na sala de aula. |