Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JanainaRodriguesDeSousa.pdf790,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso das redes sociais (RS´s) como ferramenta pedagógica para a prática docente extraescolar
Autor(es): Sousa, Janaina Rodrigues de
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Oliveira, Dalva de
Assunto: Redes sociais on-line
Internet na educação
Prática de ensino
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 6-Ago-2014
Referência: SOUSA, Janaina Rodrigues de. O uso das redes sociais (RS´s) como ferramenta pedagógica para a prática docente extraescolar. 2013. 48 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as barreiras do uso das redes sociais pelos docentes em suas práticas pedagógicas a fim de compreender as redes sociais no contexto escolar,relação aluno-professor num contexto telemático de aprendizagem e as principais abordagens de aprendizagem colaborativa.Para isso,foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa, em uma amostra de 55 alunos e 13 professores do Ensino Fundamental de uma escola pública do DF, de diversas áreas, por meio de questionário, no qual continha questões fechadas e abertas.O resultado da análise mostra que a maioria dos professores entrevistados não aderem às redes sociais em suas práticas pedagógicas e aponta algumas das barreiras comuns para a não utilização desta ferramenta. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to investigate the barriers of using social networking by teachers in their teaching practices in order to understand social networks in the school context, the student- teacher relationship in the context of telematic learning and the main approaches to collaborative learning. To achieve that it was usual as a qualitative research methodology in a sample of 55 students and 13 elementary school teachers in a public school of DFin various areas, through a questionnaire, which contained multiple choice questions and subjective questions. The analysis result shows that most of the teachers interviewed don´t use social networks their teaching practices and points out some of the common barriers for not using that tool.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons