Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8054
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CristianeAkemiSato.pdf382,01 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDuarte, Juliana Fonseca-
dc.contributor.authorSato, Cristiane Akemi-
dc.identifier.citationSATO, Cristiane Akemi. A afetividade no processo ensino-aprendizagem. 2013. 43 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractA afetividade pode ser analisada sobre vários prismas e diversos agentes. Essa pesquisa utilizou o termo sob a ótica de professores e alunos e as experiências vivenciadas nas salas de aula em uma escola de ensino médio localizado na periferia do Distrito Federal, bem como a teoria de Wallon (1978) e outros estudiosos. A afetividade é considerada importante no âmbito educacional, portanto, investigou-se quais as relações e implicações diretas entre afeto e cognição, como trabalham professores com a afetividade em sala de aula e como respondem os alunos a esse tratamento. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com o estudo de caso. O público envolvido de professores de áreas de conhecimento diferentes puderam ser entrevistados e observados durante as aulas assim como foram escolhidos alunos do ensino médio de turmas e séries diferentes para participarem de um questionário elaborado que previu perguntas subjetivas e objetivas sobre o tema. Afim de comprovar o que haviam respondido professores e alunos foi realizada a observação de algumas aulas. Utilizando diversas ferramentas de investigação para o estudo de caso, puderam ser comprovados alguns questionamentos apontados para a delimitação do problema bem como foram alcançados os objetivos propostos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAfetividadeen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordProfessores e alunosen
dc.titleA afetividade no processo ensino-aprendizagemen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-08-06T01:58:22Z-
dc.date.available2014-08-06T01:58:22Z-
dc.date.issued2014-08-06T01:58:22Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8054-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoLacé, Andréia Mello-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons