Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8043
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HamiltonDenisGonzaga.pdf457,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O informal/formal na trajetória profissional de dois professores de música popular
Autor(es): Gonzaga, Hamilton Denis
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Aprendizagem informal
Música - instrução e estudo
Professores de música
Música popular
Data de apresentação: 22-Nov-2013
Data de publicação: 4-Ago-2014
Referência: GONZAGA, Hamilton Denis. O informal/formal na trajetória profissional de dois professores de música popular. 2013. 41 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo analisar, sob a perspectiva de dois professores de música, como as características da aprendizagem musical informal estão integradas na sua prática docente nas aulas de Guitarra e Violão popular na Escola de Música de Brasília. A pesquisa buscou saber como os professores percebem a integração da aprendizagem formal e informal em sua trajetória musical; que vivências de sua aprendizagem informal eles empregam em suas aulas; que ações são empreendidas nas aulas para levar os alunos a se apropriarem de conhecimentos integrados entre as abordagens formal e informal e que habilidades musicais eles esperam que seus alunos adquiram. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada. Os resultados indicaram que o nexo entre as concepções formais e informais são práticas habituais dos dois professores por as considerarem referenciais didáticos que possibilitam uma formação musical mais ampla. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to examine the perspective of two music teachers, as the characteristics of informal musical learning are integrated into their teaching practice lessons in guitar and folk guitar at the Music School of Brasília. The research sought to find out how teachers perceive the integration of formal and informal learning in his musical career; that their experiences of informal learning they employ in their classes; what actions are taken in class to take students to take ownership of integrated knowledge between formal and informal approaches and musical skills they expect their students to acquire. To collect data, we used a semi-structured interview. The results indicated that the link between formal and informal conceptions are customary practices of two teachers consider teaching by the references that allow a broader musical training.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2013.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons