Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8032
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VivianeCostaMoreira.pdf253,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O trabalho do coordenador pedagógico para promoção de um ambiente escolar democrático
Autor(es): Moreira, Viviane Costa
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Coorientador(es): Gontijo, Simone Braz Ferreira
Assunto: Coordenação pedagógica
Escolas - organização e administração
Autonomia escolar
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: MOREIRA, Viviane Costa. O trabalho do coordenador pedagógico para promoção de um ambiente escolar democrático. 2013. 54 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O estudo objetivou analisar o papel do coordenador pedagógico na construção de um trabalho pedagógico que contribua para a democratização do espaço escolar. Para tanto, procurou-se identificar o papel que o coordenador pedagógico desenvolve na unidade escolar, o que os integrantes da gestão esperam dele, investigando quais ações puderam ser desenvolvidas para a promoção da democratização do espaço escolar. No referencial teórico destaca-se o princípio da gestão democrática, enfocando que a unidade escolar deve organizar o seu trabalho pedagógico, a partir dele e da gestão participativa, tendo como marco a construção coletiva do projeto politico-pedagógico, com vistas na emancipação humana. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do Paranoá, a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Foi aplicado um questionário ao diretor e vicediretor, secretário escolar, orientador educacional, supervisor, coordenador pedagógico e professores. A pesquisa identificou que o trabalho do coordenador pedagógico não tem contribuído para a democratização do espaço escolar, pois os aspectos administrativos têm sobressaído em relação aos pedagógicos, o que compromete sua atividade na escola. O projeto Político Pedagógico, articulador da gestão participativa, não tem criado unidade no ambiente escolar, sendo esse pouco valorizado, pois foi construído com intuito de cumprir uma determinação legal.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons