Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8031
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaAbadiaBraga.pdf493,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação continuada de professores no espaço tempo da coordenação pedagógica
Autor(es): Braga, Maria Abadia
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Tolentino, Maria Antônia Honório
Assunto: Coordenação pedagógica
Educação permanente
Professores - formação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: BRAGA, Maria Abadia. Formação continuada de professores no espaço tempo da coordenação pedagógica. 2013. 52 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa monográfica teve a intenção de compreender os porquês da insatisfação de alguns professores dos Anos Finais de um Centro de Ensino quanto à formação continuada lá realizada no espaço tempo da Coordenação Coletiva. Uma vez que essa premissa acabou, por alguns momentos, contagiando o grupo de professores. A metodologia adotada pautou-se na abordagem qualitativa, realizada por meio de um questionário. Dentre o grupo de professores, três professoras se propuseram a responder o questionário, as quais apresentavam as características do objetivo da investigação. As questões que suscitaram a reflexão sobre a formação continuada, que posteori foram analisadas individualmente e no conjunto, mostraram pontos importantes para feed backs, tais como: o tempo de serviço do professor em sala de aula, sua postura criada pelo histórico do exercício da profissão como especialista em determinada área do conhecimento, condições ambientais não satisfatórias à vivência da formação continuada, angústia causada pelas queixas. Situações que elencaram a necessidade do coordenador pedagógico, como articulador da formação no âmbito escolar, contribuir para uma melhor educação e para uma formação continuada, primando pelo processo ensino aprendizagem de boa qualidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons