Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IoneDaCostaMeloSilva.pdf905,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenação pedagógica : espaço e tempo de formação continuada de professores
Autor(es): Silva, Ione da Costa Melo
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Tolentino, Maria Antônia Honório
Assunto: Educação permanente
Coordenação pedagógica
Professores - formação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: SILVA, Ione da Costa Melo. Coordenação pedagógica: espaço e tempo de formação continuada de professores. 2013. 60 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho realizado teve como foco o estudo do espaço da coordenação pedagógica como espaço de formação continuada. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando o questionário e a observação como instrumentos. Participaram da pesquisa sete docentes que responderam às perguntas que suscitavam o pensar sobre a formação continuada desenvolvida no espaço/tempo da coordenação pedagógica, bem como a efetivação desse espaço como lócus de uma formação continuada voltada para o crescimento pessoal e profissional dos docentes que dela participam. Caracterizou-se o coordenador pedagógico como principal articulador dessa formação. As observações realizadas serviram de suporte para apontar as concepções que os docentes têm acerca da importância da formação continuada desenvolvida no momento de coordenação coletiva nas escolas. Toda a análise levou a uma reflexão sobre a importância da utilização e valorização do espaço/tempo da coordenação pedagógica como espaço de formação voltada para a prática de uma educação de qualidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons