Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8028
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JosimaraXavier.pdf498,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A coordenação pedagógica como espaço privilegiado para a formação do professor pesquisador
Autor(es): Xavier, Josimara
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Tolentino, Maria Antônia Honório
Assunto: Coordenação pedagógica
Educação permanente
Professores - formação
Pesquisa educacional
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: XAVIER, Josimara. A coordenação pedagógica como espaço privilegiado para a formação do professor pesquisador. 2013. 67 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O foco central desta pesquisa reside na compreensão da coordenação pedagógica como espaço privilegiado para a formação do professor pesquisador, buscando compreender se a formação continuada docente realizada no espaço da coordenação pedagógica oportuniza a formação do professor pesquisador. A base teórica escolhida para fundamentar este trabalho pautou-se na produção de autores que trabalham na perspectiva crítico-emancipadora dos profissionais da educação no Brasil tais como, (GHEDIN, 2008), (FERNANDES, 2010), (ALMEIDA, 2008), (VEIGA, 2012) e que visa construir a indissociabilidade da teoria com a prática, constituindo a práxis; e no materialismo histórico dialético o qual elegeu a realidade objetiva e a ação do ser nessa realidade como capaz de produzir transformações histórico-sociais. A compreensão dos aspectos envolvidos na formação continuada docente se configura num desafio metodológico, para tanto, torna-se necessário alicerçar o desenvolvimento desta pesquisa tendo como base uma postura reflexiva, adotando os princípios contidos na Epistemologia Qualitativa que defende o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento, enfatizando-o como produção e não como apropriação linear do objeto de pesquisa. As construções aqui apresentadas não se constituem como único caminho para a consolidação da coordenação pedagógica como espaço privilegiado para a formação do professor pesquisador, mas representam um convite destinado a todos os educadores com a finalidade de abrir um canal de diálogo e reflexão que possibilite a compreensão do espaço da coordenação pedagógica como um dos espaços educativos capazes de gerar a formação docente.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons