Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8025
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IzeniRosaDosSantosSoares.pdf333,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A coordenação pedagógica no contexto da realidade escolar brasileira : um estudo no CAIC de Brazlândia
Autor(es): Soares, Izeni Rosa dos Santos
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Coorientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Coordenação pedagógica
Qualidade (Educação)
Ensino público
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: SOARES, Izeni Rosa dos Santos. A coordenação pedagógica no contexto da realidade escolar brasileira: um estudo no CAIC de Brazlândia. 2013. 38 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho monográfico pretende analisar aspectos da coordenação pedagógica que contribuem para um rendimento satisfatório das aprendizagens do aluno em uma das escolas públicas de Brazlândia do Distrito Federal. Fundamentando nos estudos de Magda Damiani quando trata do trabalho colaborativo e, Abigail Mahoney, tratando do desenvolvimento e aprendizagem da pessoa. Enfatiza-se aqui o educar como um ato de amor, percebendo o indivíduo que aprende como ser integral. O ser que realiza sua aprendizagem mostra-se e torna-se conhecedor do mundo em que está inserido. A aprendizagem é um ato reflexivo e um processo contínuo no desenvolvimento do ser humano. O professor também aprende nesse processo. Neste interim cabe aqui ao coordenador articular e motivar o seu grupo de professores, dos quais estar como líder, a buscarem se aprimorar no que fazem através de uma formação contínua. Isto poderá acontecer nas coordenações pedagógicas coletivas, onde a reflexão na ação, a discursão das metodologias contribuirão para melhorar suas práticas educativas. Com base em observações de práticas cotidianas na escola em questão percebe-se certo receio dos profissionais de educação desta escola em aderir às atividades coletivas cooperativas em que o próprio grupo seja o autor e articulador do fazer pedagógico que conduz a um fazer novo e diferente. Faz-se necessário desconstruir os conhecimentos adquiridos da sua própria formação, em que muitos foram ensinados e treinados a receber a coisa pronta, sendo apenas executor de projetos pedagógicos oriundos das propostas políticas dos planos de governo. Chama-se a atenção para o atual contexto social e suas políticas educacionais, as quais devem estar antenadas às emergentes necessidades de educação da nova sociedade, onde a nova economia tem transformado o perfil desse nosso aluno. A coordenação pedagógica se tornará uma grande aliada para o sucesso na construção de uma educação pública de qualidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons