Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaDeFatimaTarginoDosSantos.pdf434,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições do coordenador pedagógico frente à indisciplina na escola
Autor(es): Santos, Maria de Fátima Targino dos
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Coorientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Coordenação pedagógica
Disciplina escolar
Violência na escola
Data de apresentação: 3-Mai-2013
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: SANTOS, Maria de Fátima Targino dos. Contribuições do coordenador pedagógico frente à indisciplina na escola. 2013. 37 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta contribuições do coordenador pedagógico para intervir no cotidiano escolar, amenizando os conflitos gerados pela violência e indisciplina, em uma escola classe. A opção metodológica adotada foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Utilizou-se de observação em sala de aula e um questionário com cinco questões objetivas e duas abertas, que versavam sobre a indisciplina no contexto escolar. A análise de dados foi realizada de forma descritiva e representativa, utilizando-se de gráficos específicos para as questões objetivas. A pesquisa demonstrou que os alunos que apresentam indisciplina em sala de aula sofrem influências das transformações sociais, o que requer novas ações governamentais e uma nova postura do professor, que deve estar consciente da importância da formação continuada, tendo como seu aliado, o coordenador pedagógico, que é o elo entre família e escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons