Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | - |
dc.contributor.author | Hora, Paola Matos da | - |
dc.identifier.citation | HORA, Paola Matos da. A Provinha Brasil e o desafio da qualidade: o ponto de vista dos gestores. 2013. 44 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. | en |
dc.description.abstract | As avaliações têm propiciado grandes discussões nas escolas, pois segundo Villas Boas (2004) avaliar é um ato corriqueiro. Dentre os vários tipos de avaliações realizados no ambiente escolar, as avaliações externas, com o passar do tempo vêm ganhando cada vez mais espaço na esfera educacional, de acordo com Horta Neto (2007). Tendo em vista a complexidade do tema, em virtude do uso que se faz das avaliações externas nas escolas, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar como a Provinha Brasil pode contribuir para a qualidade do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Ceilândia. Partindo deste princípio, a avaliação externa elencada foi a Provinha Brasil, aplicada aos alunos do segundo ano do ensino fundamental, para aferir o nível de alfabetização, com base no desempenho das provas de Leitura e Matemática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Provinha Brasil contribui com a qualidade da escola, pois fornece subsídios para intervir na realidade. Quando se fala em qualidade a escola possui um conceito vinculado à aprendizagem. Para atingir a qualidade a instituição traça ações a partir dos resultados da Provinha Brasil, dentre os quais está a socialização desses. E, por fim, a equipe gestora procura participar das discussões pedagógicas da escola por meio das reuniões realizadas na instituição. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional - ensino fundamental | en |
dc.subject.keyword | Qualidade (Educação) | en |
dc.title | A Provinha Brasil e o desafio da qualidade : o ponto de vista dos gestores | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-08-01T02:34:54Z | - |
dc.date.available | 2014-08-01T02:34:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-01T02:34:54Z | - |
dc.date.submitted | 2013-05-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8023 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Marinho, Marilene Pinheiro | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|