Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8014
Título: | O currículo e a formação do leitor na escola |
Autor(es): | Vieira, Valéria Gomes Borges |
Orientador(es): | Santos, Rita Silvana Santana dos |
Coorientador(es): | Reis, Liceros Alves dos |
Assunto: | Currículo escolar Leitura - educação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 31-Jul-2014 |
Referência: | VIEIRA, Valéria Gomes Borges. O currículo e a formação do leitor na escola. 2013. 50 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A formação de leitores é uma das mais importantes tarefas da escola no mundo contemporâneo. Formar cidadãos críticos implica formar leitores competentes na escola e esse deve ser um objetivo comum a todas as disciplinas da educação básica. Mas como o currículo — como principal eixo organizador do trabalho pedagógico — pode contribuir para isso? O presente trabalho objetivou investigar como a reorganização do currículo do CEF 02 do Paranoá-DF poderia favorecer práticas de ensino interdisciplinar de leitura na 6ª série/7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve um caráter descritivo, e cunho qualitativo, pois possibilitou uma compreensão da realidade das práticas de leitura em sala de aula, a partir do estudo sobre a reorganização curricular realizada pelo corpo docente da referida instituição, no início do ano letivo de 2013. Quanto aos meios, foi utilizada a pesquisa de campo, em que os dados observados foram registrados no caderno de campo; e um questionário que foi aplicado a cinco professores responsáveis pelas aulas de leitura das turmas de 6ª série/7º ano. Conclui-se que a instituição pesquisada, embora tenha organizado o currículo para o desenvolvimento de um projeto de leitura na 6ª série/7º ano, preferiu não contemplar a interdisciplinaridade na organização, o que reforça a necessidade de a instituição escolar investir em um sólido trabalho de formação continuada nos espaços de coordenação pedagógica que habilite seus professores à realização de um ensino de leitura em sala de aula em permanente diálogo com seus pares, para o desenvolvimento efetivo da competência leitora dos estudantes. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons