Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8014
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ValeriaGomesBorgesVieira.pdf194,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O currículo e a formação do leitor na escola
Autor(es): Vieira, Valéria Gomes Borges
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Reis, Liceros Alves dos
Assunto: Currículo escolar
Leitura - educação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 31-Jul-2014
Referência: VIEIRA, Valéria Gomes Borges. O currículo e a formação do leitor na escola. 2013. 50 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A formação de leitores é uma das mais importantes tarefas da escola no mundo contemporâneo. Formar cidadãos críticos implica formar leitores competentes na escola e esse deve ser um objetivo comum a todas as disciplinas da educação básica. Mas como o currículo — como principal eixo organizador do trabalho pedagógico — pode contribuir para isso? O presente trabalho objetivou investigar como a reorganização do currículo do CEF 02 do Paranoá-DF poderia favorecer práticas de ensino interdisciplinar de leitura na 6ª série/7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve um caráter descritivo, e cunho qualitativo, pois possibilitou uma compreensão da realidade das práticas de leitura em sala de aula, a partir do estudo sobre a reorganização curricular realizada pelo corpo docente da referida instituição, no início do ano letivo de 2013. Quanto aos meios, foi utilizada a pesquisa de campo, em que os dados observados foram registrados no caderno de campo; e um questionário que foi aplicado a cinco professores responsáveis pelas aulas de leitura das turmas de 6ª série/7º ano. Conclui-se que a instituição pesquisada, embora tenha organizado o currículo para o desenvolvimento de um projeto de leitura na 6ª série/7º ano, preferiu não contemplar a interdisciplinaridade na organização, o que reforça a necessidade de a instituição escolar investir em um sólido trabalho de formação continuada nos espaços de coordenação pedagógica que habilite seus professores à realização de um ensino de leitura em sala de aula em permanente diálogo com seus pares, para o desenvolvimento efetivo da competência leitora dos estudantes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons