Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8013
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdrianaAlvesVieira.pdf526,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A coordenação pedagógica e os desafios contemporâneos da educação : pluralidade cultural, (in)disciplina, violência
Autor(es): Vieira, Adriana Alves
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Coorientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Coordenação pedagógica
Violência na escola
Data de apresentação: 30-Abr-2013
Data de publicação: 31-Jul-2014
Referência: VIEIRA, Adriana Alves. A coordenação pedagógica e os desafios contemporâneos da educação: pluralidade cultural, (in)disciplina, violência. 2013. 39 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As situações que envolvem conflitos e que muitas vezes não são bem encaminhados ou resolvidas entre os atores do contexto escolar findam por revelar atos de violência, que têm sido manifestos através de um fenômeno da atualidade que é o “bullying”, apontando para a premente necessidade de práticas pedagógicas, através da figura do coordenador pedagógico, que apresentem novas possibilidades de mediação dos conflitos entre os estudantes, considerando todas as facetas que este processo envolve. Diante da complexidade que permeia o ato educativo, a verdadeira ação que ocorre com uma prática pedagógica efetiva torna-se um recurso de importante destaque para todos os atores da realidade escolar brasileira. Desta percepção, surge esse estudo que objetivou investigar práticas da cultura do “bullying” e do respeito humano, com vistas a propor maneiras adequadas de valorizar o outro, em uma Unidade de Ensino da Rede Pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O aporte teórico utilizado para dar sustentação a este estudo baseou-se em atores como Fávero Sobrinho (2010), Kramer (2007), Abramovay (2009), e outros. Na metodologia optou-se pela abordagem qualitativa proposta por Ludke e André (1986), entre outros, e os instrumentos utilizados foram as entrevistas semiestruturadas com a participação de duas professoras do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, e oito alunos da 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental de 09 anos. Como resultado essencial, foi constatado que os conflitos se expressam na escola entre os discentes por meio da violência física como empurrões e brigas; e pela violência psicológica com apelidos indesejados, xingamentos e ameaças. Os entraves à mediação do coordenador pedagógico podem residir na ausência do diálogo entre os atores escolares, de políticas educacionais que se preocupem com essa temática, e na contribuição de cada indivíduo para a não violência.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons