Título: | Os usos das TICs no Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho |
Autor(es): | Pequeno, Wagner de Oliveira |
Orientador(es): | Barrenechea, Cristina Azra |
Coorientador(es): | Santos, Leandro Gabriel dos |
Assunto: | Tecnologia na educação Informática na educação Tecnologia da informação e comunicação |
Data de apresentação: | 18-Abr-2013 |
Data de publicação: | 31-Jul-2014 |
Referência: | PEQUENO, Wagner de Oliveira. Os usos das TICs no Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho. 2013. xii, 53 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho apresenta os dados de uma pesquisa sobre o uso de TICs, em especial do Datashow, no Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho. Em uma análise quantitativa concluímos que os datashows são mais utilizados no turno matutino, sendo que um razoável uso ocorre no turno vespertino e não é utilizado no turno noturno. Em questionário sobre o uso das TICs, os professores relataram que utilizam mais textos impressos, apresentações e vídeos, sugerindo um uso mais apoiado em uma concepção tradicional da tecnologia na sala de aula. Esta constatação nos permite argumentar a necessidade de usos pedagógicos de TICs, diferente dos tradicionais e que os professores precisam ser estimulados e fomentados com recursos e suporte tecnológico e com enfoque pedagógico e em uma prática inovadora. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper presents the findings of a survey on the use of ICTs, especially the powerpoint, the Centro de EnsinoMédio 01 de Sobradinho. In a quantitative analysis concluded that datashow are best used in the morning shift, and a fair usage occurs during the afternoon hours and is not used on the night shift. In a questionnaire about the use of ICT, teachers reported using more printed texts, presentations and videos, suggesting a usage based more on a traditional design of technology in the classroom. This finding allows us to argue the need for pedagogical uses of ICTs, different from traditional and that teachers need to be encouraged and promoted with funds and technological support and pedagogical approach and innovative practice. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|