Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7993
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizFellipeOliveiraLocatelli.pdf241,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do impacto da crise de 2008 na aversão ao risco do investidor no mercado financeiro brasileiro com o modelo CAPM
Autor(es): Locatelli, Luiz Fellipe Oliveira
Orientador(es): Resende, José Guilherme de Lara
Assunto: Mercado financeiro
Crise econômica
Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM)
Risco (Economia)
Data de apresentação: 14-Jul-2014
Data de publicação: 29-Jul-2014
Referência: LOCATELLI, Luiz Fellipe Oliveira. Análise do impacto da crise de 2008 na aversão ao risco do investidor no mercado financeiro brasileiro com o modelo CAPM. 2014. 31 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar o comportamento da aversão ao risco dos investidores no mercado financeiro brasileiro pelo modelo de precificação CAPM em relação à crise financeira mundial de 2008 dividindo em dois períodos a amostra, no período pré-crise e no pós-crise e determinar, assim, o seu impacto no mercado financeiro brasileiro. Com isso é apresentado o modelo CAPM tradicional de Sharpe (1963) e Lintner (1965) e alguns modelos mais recentes para explicar o motivo de sua utilização. Para a análise da aversão ao risco dos investidores o trabalho tem como base o artigo de Blume (1970) e o de Lettau e Ludvigson (2001). Também é realizado um teste do CAPM Tradicional com uma variável dummy, similar ao trabalho de Blume (1970) e uma regressão dos betas encontrados na regressão do CAPM do período pré-crise no período pós-crise. Os resultados encontrados apontam que a aversão ao risco dos investidores não aumentou com a crise de 2008, o que pode ser um indício que a crise financeira não impactou o mercado brasileiro de forma acentuada ou então pode decorrer devido à composição diversa do mercado financeiro brasileiro em relação aos demais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons