Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Souza, Elâine Braz Cândido de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Elâine Braz Cândido de. O trabalho do coordenador pedagógico e os princípios da gestão democrática na escola pública. 2013. 65 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar como os princípios da gestão democrática podem viabilizar a promoção da autonomia escolar e a organização do trabalho do coordenador pedagógico. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com 33 funcionários de diferentes segmentos de uma escola municipal localizada em Padre Bernardo-GO, analisa as questões políticas e pedagógicas que permeiam as relações do corpo docente. Foi aplicado um questionário e como resultado percebeu-se que a unidade já se encontra em processo de democratização. Os envolvidos no processo de educação se sentem confortáveis em dialogar sobre o assunto e esse diálogo também acontece no coletivo, gerando oportunidades de vários olhares para obtenção de respostas num trabalho eficaz e de qualidade. Esses resultados enfatizam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que embora já tenham acontecido avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar na compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática. Para que esse processo se desenvolva com eficácia, o trabalho do coordenador pedagógico será estratégico, porém, ainda na prática diária, o mesmo, encontra dificuldades de exercê-lo na íntegra por falta de tempo, espaço e autonomia. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | en |
dc.subject.keyword | Escolas - organização e administração | en |
dc.subject.keyword | Comunidade e escola | en |
dc.title | O trabalho do coordenador pedagógico e os princípios da gestão democrática na escola pública | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-07-28T23:32:08Z | - |
dc.date.available | 2014-07-28T23:32:08Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-28T23:32:08Z | - |
dc.date.submitted | 2013-05-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7991 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Gontijo, Simone Braz Ferreira | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|