Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7969
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MaraCristinaDeOliveiraDorbacaoNunes.pdf264,56 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azra-
dc.contributor.authorNunes, Mara Cristina de Oliveira Dorbação-
dc.identifier.citationNUNES, Mara Cristina de Oliveira Dorbação. O trabalho docente da Escola Classe 411 Norte mediante as tecnologias da informação e comunicação. 2013. 50 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou o uso das TIC’s no ambiente escolar, para elucidar como os docentes utilizam essas ferramentas em seu fazer pedagógico, tomando como estudo de caso a Escola Classe 411 Norte. Os procedimentos metodológicos envolveram, além de pesquisa bibliográfica, a observação do cotidiano escolar e a análise de dados qualitativos e quantitativos proporcionados por meio de questionários preenchidos por docentes que atuam no referido Estabelecimento de Ensino. Foi investigada a formação docente para o uso das TIC’s no ambiente escolar e a relevância de seu uso como instrumento para o desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem. Entre os resultados da pesquisa, a análise dos dados sugere que os docentes estão distantes da formação ideal para o trabalho com as tecnologias atuais, e como consequência disso se acuam ou fazem uso superficial de equipamentos e rede oferecidos pelos laboratórios de informática das escolas. Também foram observados fatores de relevância negativa com relação aos equipamentos tecnológicos, como, a pouca quantidade de máquinas e softwares, a precária manutenção e a falta de pessoal especializado. O estudo indica que apesar da atualidade das TIC’s, a escola pública ainda está distante de lançar mão destas como ferramentas pedagógicas com vistas à aprendizagem. Verificou-se ainda que embora os participantes da pesquisa acreditem que as TIC’s são ferramentas oportunas para a melhoria do ensino, admitem que sua aplicação se torna difícil, por não possuírem habilidade e formação adequadas para mediarem o uso das mesmas como ferramentas educacionais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãoen
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãoen
dc.titleO trabalho docente da Escola Classe 411 Norte mediante as tecnologias da informação e comunicaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-25T21:44:30Z-
dc.date.available2014-07-25T21:44:30Z-
dc.date.issued2014-07-25T21:44:30Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7969-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoSantos, Leandro Gabriel dos-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons