Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_RyanMartinsDiasRangel.pdf712,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicações em comunicações móveis : desenvolvimento de um programa montador para um processador RISC 16 bits
Autor(es): Rangel, Ryan Martins Dias
Orientador(es): Costa, José Camargo da
Assunto: Sistemas de comunicação sem fio
C++ (Linguagem de programação de computador)
Data de apresentação: Set-2002
Data de publicação: 2-Fev-2010
Referência: RANGEL, Ryan Martins Dias. Aplicações em comunicações móveis: desenvolvimento de um programa montador para um processador RISC 16 bits. 2002. 105 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: Com a evolução de tecnologias e a utilização cada vez maior da microeletrônica em sistemas de comunicação, surge a necessidade da utilização de processadores com o máximo de funcionalidades integradas em seu hardware. Contudo, a complexidade no hardware leva a um preço final maior, e o como nos dias atuais existem compiladores de linguagem poderosos, transfere-se as instruções mais complexas para o nível de software. O processador em análise segue esta metodologia, que é parte da definição de um processador RISC e no caso em particular, com palavras de 16 bits. Para a conversão de uma linguagem de alto-nível para binário (linguagem de máquina), dentro da hierarquia de softwares de sistema, insere-se o montador, programa que converte o código fonte, em assembly, para o código objeto (linguagem de máquina), sendo este o alvo do projeto final de graduação em engenharia elétrica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2002.09.TCC.796
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.